Modificado por último dia 10 de março, 2025 por Patrícia Vergara
A olimpíada é gratuita e voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico integrado

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, uma olimpíada científica que tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Podem participar estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico integrado em todo o território nacional. As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por um professor/tutor de uma instituição de ensino. Em 2024, mais de 190 mil estudantes participaram da OBR.
Os estudantes podem participar em duas modalidades: prática e teórica, onde os desafios são adaptados tanto ao público que nunca estudou robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.
A Modalidade Teórica é composta por provas escritas que podem ser aplicadas na escola do aluno ou de forma híbrida. Os estudantes concorrem a uma medalha de acordo com o seu desempenho e alunos do Ensino Médio e Técnico Integrado podem utilizar sua nota para concorrer às vagas Olímpicas, processo onde o aluno consegue ingressar em uma universidade pública a partir das olimpíadas científicas, sem a necessidade de prestar vestibular.
Já a Modalidade Prática acontece em dois formatos: presencial e virtual. No formato presencial, há duas categorias: a modalidade Resgate, onde os alunos devem formar equipes e desenvolver um robô autônomo que deverá, durante uma prova prática, resgatar vítimas em um ambiente simulado; e a modalidade Artística. Nela, os alunos devem formar equipes e desenvolver uma apresentação artística, que envolva alguma performance, como show, teatro, mágica, dança, entre outros, junto com um ou mais robôs autônomos que devem interagir com os participantes durante a apresentação. A modalidade presencial acontece através de competições regionais e estaduais que classificam as equipes para uma final nacional, que acontecerá em Vitória, no Espírito Santo, em outubro.
Na modalidade Prática Virtual os estudantes podem participar da categoria Simulação, onde os estudantes montam e programam um robô virtual que precisa realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre.
“A OBR é uma forma de apresentar um mundo de possibilidades para os alunos, uma porta de entrada para as carreiras científico-tecnológicas. A robótica e a programação já fazem parte do nosso dia a dia e estão interligadas com as demais disciplinas ensinadas em sala de aula. Participar da OBR permite que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para o futuro, como resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe”, afirma a coordenadora nacional da OBR e professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Sarah Rossiter.
Calendário de Inscrições
Para se inscrever, os professores devem acessar o site da OBR e seguir as instruções do Manual de Inscrição. As inscrições começam nesta segunda, 10 de março, e vão até o dia primeiro de maio.
A OBR 2025 recebe o apoio da RoboCup Brasil, uma organização sem fins lucrativos, coordenada de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das principais instituições de pesquisa e ensino do país.
Para mais informações, acesse: https://www.obr.robocup.org.br/